Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

Histórico

O Laboratório Educação e Imagem é um organismo da estrutura da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ (www.uerj.br). Surgiu, em 2000, da necessidade sentida por professores do ProPEd (Programa de Pós-graduação em Educação - www.proped.pro.br) que tinham seus trabalhos de pesquisa incluindo o estudo da imagem. Hoje, dele fazem parte professores/professoras e alunos/alunas da pós-graduação e da graduação, desenvolvendo pesquisas, ensino e extensão em torno da relação educação com as imagens e os sons, dentro da realidade do Estado do Rio de Janeiro, em escolas e em outros "espaçostempos" educativos.
Para o desenvolvimento das pesquisas que aí se articulam, o Laboratório possui bom apoio quanto à infraestrutura: sala própria com ligação de internet (com apoio da Faculdade de Educação); equipamentos e material permanente (com apoio do CNPq - www.cnpq.br e FAPERJ - www.faperj.br).
Foi no Laboratório que surgiu a organização Seminários Internacionais "As redes de conhecimentos e a tecnologia" (www.seminarioredes.com), já em sua 6ª versão (junho/2011). O Laboratório organiza, ainda, Seminários Internos, já em 4ª edição (novembro/2010).
Os diversos projetos desenvolvidos e em desenvolvimento vem permitindo a acumulação de um acervo de imagens fixas ou em movimento, possibilitando a recuperação de memórias, bem como o registro atual de "espaçostempos" de educação. No ano de 2004, iniciamos a organização de um Banco de Imagens que está disponível em CD Rom's somente para consultas, desde junho de 2005. As indicações dos CD Rom's disponíveis podem ser encontradas acessando o item Banco de Imagens do menu deste site. 
Possui ainda, uma pequena, mas significativa biblioteca - autorizada pela biblioteca da Faculdade de Educação - relacionada às temáticas estudadas: imagem, currículo, estudos afro-brasileiros, formação de professores, tecnologias educacionais, entre outras. O acervo está disponível através do link Biblioteca do menu deste site.